sexta-feira, 20 de junho de 2008

Um novo Buda?


Ontem eu fiquei decepcionado com o canal fechado Discovery, devido ao documentário "O novo buda". Eu já estava de olho nas chamadas a algumas semanas e, como sou neto de japoneses que praticavam o Budismo dentro de casa, sempre me interessei pelo assunto.

O documentário começou bem, tentando mostrar as dificuldades da equipe de filmagem se aproximar do garoto de quinze anos que, segundo os locais, estava meditando a 6 meses.

Tentaram mostrar os vários aspectos do fenômeno, apresentando os aspectos espirituais e também o lado negro do mercantilismo que foi montado em torno do garoto.

Eu estava realmente gostando do documentário, mas deixaram a grande revelação para os minutos finais. O garoto havia sumido em 11 de março de 2006, ou seja, eu estava consumindo uma informação com dois anos de idade, como se fosse fresquinha. Sacanagem...

Se esta informação tivesse sido mostrada no inicio do documentário, eu teria encarado todas as informações de outra forma. Me senti um pouco ludibriado, um torcedor que sofre sem saber que está assistindo um compacto.

E o pior é sair do cinema sem saber como o filme acabou. Porque o menino sumiu no meio da maratona de meditação e nunca mais foi visto. Não vai ser fácil saber se Ram Bomjam, o nome do menino, é realmente o novo buda ou uma fraude.

7 comentários:

Anônimo disse...

gah, eu perdi esse! esta semana quase não vi tv. mas de certa forma foi uma sorte, porque teria passado a mesma raiva que vc.

quanto à casa de oshima-san eu não sei se é a mesma que vc mencionou, acho que sim: a casa atrás da fábrica, descendo uma rua de uma quadra só. era essa?

quando mudamos pra lá os oshima já tinham ido embora [pra sp ou guarulhos], eu não cheguei a conhecê-los.

minha bachan kimura e oshima-san eram "indesgrudáveis", uma vivia nacasa da outra. capaz até que vc tenha conhecido minha bá!

Anônimo disse...

Acabo de passar a mesma raiva!!! O Discovery realmente pisou na bola!

Marco Yamamoto disse...

Oi Anônimo,

eu tenho um outro post, onde falo de um site "oficial" deste garoto.

http://paldendorje.com

abraços e obrigado pela visita

Aventureiros do RPG disse...

Então eu vi esse programa no dia 15 de setembro axei mesmo meio decepcionando saber q ele sumiu e nenhuma noticia informando se até hj ele ja foi ou naum encontrado...poreeemmmmmmmmmm, vc deveria saber q discovery channel no brasil os programas são de no MINIMO 1 ano de atraso =) tem programa q roda com 5 anos de atraso=) pq fica perdido por ai...

Aventureiros do RPG disse...

pelo que diz o site de nosso amigo ele apareceu em desembro se eu entendi bem ele disse q naum tinha paz e procurou outro lugar na floresta pra continuar meditando

george disse...

Buda é como a lua... mesmo q vc não o esteja vendo, ele sempre está ao seu redor...

Marco Yamamoto disse...

Oi George

vc tem razão... tem coisas que a gente procura pelo mundo, para depois descobrir que o que buscamos sempre esteve dentro de nós.

abraços e obrigado pela visita