segunda-feira, 30 de junho de 2008

Trilogia culinária - Pratos feitos com carne crua

Passei diversos anos me deliciando com dois pratos baseados em carne crua: carpaccio e quibe crú. Um dia, folheando um cardápio de um restaurante alemão, "descobri" um terceiro prato baseado em carne crua chamado Steak Tartar. Para alguns isto deve soar como "grande coisa...", mas me deixem curtir a ilusão de que estou descobrindo o mundo, ok? rs

Por diversos motivos, sempre acabei adiando experimentar este prato. Algumas vezes porque eu acabava escolhendo outra coisa, outras por não ter com quem dividir, etc. Demorei tanto que este restaurante original acabou fechando e se transformou em cantina italiana.

Minha curiosidade aumentou quando escutei o Wessel falar sobre as maravilhas deste prato em uma entrevista na rádio, mas ainda demorei mais algumas semanas para poder experimentar.

Ontem, finalmente dividi esta experiência com meus irmãos e meu pai. Criei coragem e pedimos o prato no Juca Alemão. A primeira constatação que observamos é que, diferente do que descreve Wessel no site dele, a versão do Juca Alemão é picada no moedor de carne e não na "ponta da faca". Mas o capricho do garçon em preparar o prato na nossa frente compensou.

Ao experimentar o prato, acompanhando de pão preto, percebemos que os condimentos não deixam nenhuma impressão de estar comendo carne crua. Comparando os trê pratos, acredito que o Steak Tartar é o que mais disfarça esta sensação.

Pesquisando um pouco sobre este prato, descobri que muitos atribuem a sua origem aos Hunos. Quem diria que Átila e o seu povo, os Hunos, nos deixariam esta herança culinária.

Links da wikipedia para quem quiser saber mais sobre: carpaccio e quibe crú.
[desculpem, mas não encontrei em português]
Postar um comentário