sexta-feira, 20 de junho de 2008

Um novo Buda?


Ontem eu fiquei decepcionado com o canal fechado Discovery, devido ao documentário "O novo buda". Eu já estava de olho nas chamadas a algumas semanas e, como sou neto de japoneses que praticavam o Budismo dentro de casa, sempre me interessei pelo assunto.

O documentário começou bem, tentando mostrar as dificuldades da equipe de filmagem se aproximar do garoto de quinze anos que, segundo os locais, estava meditando a 6 meses.

Tentaram mostrar os vários aspectos do fenômeno, apresentando os aspectos espirituais e também o lado negro do mercantilismo que foi montado em torno do garoto.

Eu estava realmente gostando do documentário, mas deixaram a grande revelação para os minutos finais. O garoto havia sumido em 11 de março de 2006, ou seja, eu estava consumindo uma informação com dois anos de idade, como se fosse fresquinha. Sacanagem...

Se esta informação tivesse sido mostrada no inicio do documentário, eu teria encarado todas as informações de outra forma. Me senti um pouco ludibriado, um torcedor que sofre sem saber que está assistindo um compacto.

E o pior é sair do cinema sem saber como o filme acabou. Porque o menino sumiu no meio da maratona de meditação e nunca mais foi visto. Não vai ser fácil saber se Ram Bomjam, o nome do menino, é realmente o novo buda ou uma fraude.
Postar um comentário