sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Sanduíche de esfiha - Jaber

Um dos meus lugares preferidos para almoçar é o restaurante Jaber da Av. Morumbi. Freqüento esta unidade a mais de dez anos e gosto muito do atendimento dos garçons. O mais antigo, conhecido como "Gente Fina", está lá desde que o restaurante ficava escondido numa lojinha de esquina. Há alguns anos eles mudaram para um quarteirão próximo, muito mais espaçoso, e com uma equipe de garçons igualmente simpática e atenciosa.

Ontem eu resolvi atacar o velho e bom quibe cru, acompanhado de pão sírio e esfihas abertas, como entrada. Quando meu pedido chegou à mesa, olhei as esfihas e o pão sírio e, imediatamente, relembrei de um prato árabe que eu adorava, mas é muito pouco conhecido: sanduíche de esfiha.

Lembrei que eu fui apresentado a esta maravilha da culinária árabe, de baixo custo, no segundo colegial. Época de dinheiro curto e fome gigantesca. Meus amigos do Colégio Bandeirantes e eu aproveitávamos o intervalo de aula para ir ao Jaber da Rua Domingos de Moraes, no bairro do Paraíso (São Paulo).

Lembrei do cheirinho do pão sírio, quentinho, sendo aberto e recebendo uma ou duas esfihas como recheio. Sim, existiam duas opções de recheio. Podíamos optar por uma ou duas esfihas, de acordo com a disponibilidade financeira do momento. Mas independente da quantidade de recheio, era um sanduíche delicioso. Principalmente para adolescentes famintos, como eu.

Voltando a realidade, pensei seriamente em deixar meu quibe cru e montar o saudoso sanduíche de esfiha. Olhei em volta, vi a casa cheia e acabei desistindo. Apesar de estar ótimo, comi o quibe cru contrariado, mas agora eu sei. Vou voltar lá um horário com menor movimento e matar do meu saudoso sanduíche de adolescente.

--------------------------
Restaurante Jaber
Av. Morumbi, 8545
Brooklin - São Paulo - SP

4 comentários:

Anônimo disse...

sanduíche de esfiha? aquela esfiha triangular? leva algum molho? "güenta jurema"

ah, tem indicação pro diário no pdubt, se aceitar.

“Com o Prêmio Dardos se reconhecem os valores que cada blogueiro mostra cada dia em seu empenho por transmitir valores culturais, éticos, literários, pessoais, etc…, que em suma, demonstram sua criatividade através do pensamento vivo que está e permanece intacto entre suas letras, entre suas palavras.”

Anônimo disse...

achei muito legal teu blog
gosto dessas estorinhas do cotidiano
com certeza, estarei sempre por aqui
sucesso!

Marco Yamamoto disse...

Oi Tia Batata,
não...risos
o sanduíche é composto por um pão sírio recheado com uma ou duas esfihas abertas. Se fosse a fechada (triangular) seria muita miséria... Muita massa e pouca carne...hehehehe

abraços e obrigado pela indicacão no PdUBT!!

Marco Yamamoto disse...

Oi Josue,

obrigado pela visita!

Eu também visitei o seu blog e me diverti com seus textos. Pode contar com minhas visitas por lá!

Um forte abraço,

Marco