quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Meme Olímpico

Missão passada pela Bel, do blog Quiet Things That no One Ever Knows, que é listar os cinco momentos mais sem noção das olimpíadas.

Tarefa difícil, uma vez que não assisti muitos momentos bizarros no campo esportivo, mas acabamos sabendo de algumas derrapadas de um regime totalitário. Vamos lá:

- já foi citado, mas eu não consigo deixá-lo fora da minha lista. O pit stop da maratonista, abaixando o shorts na frente das cameras foi a coisa mais estranha que eu já vi em competições esportivas.

- a troca da menina cantora da abertura. A justificativa foi ainda mais sem noção: a menina que cantava não era "suficientemente bonita".

- as reclamações sobre a comida do alojamento, feitas pelo Mestre Dunga. Para quem está acostumado a hotéis 5 estrelas, deve ser duro viver em alojamentos.

- descobrir que muitos atletas brasileiros tiveram pouquíssimo apoio para participar das olimpíadas. Foi triste saber das histórias de atletas que tiveram que se desfazer de bens pessoais para correr atrás do sonho olímpico.

- A queda a favorita do mountain bike feminino, Marie-Helene Premont. Imagina ficar quatro anos se preparando, chegar como favorita e, na hora da prova, ser atrapalhada por uma adversária, cair e abandonar. É de chorar.

Mas vou ser sincero. Estas olimpíadas mudaram a imagem que eu tinha da China. Para quem acompanhou os protestos de estudantes na Praça da Paz Celestial, em 1989, e tinha apenas a imagem do estudante parando um tanque de guerra com o próprio corpo, percebi que ocorreram evoluções na China. Ainda longe de ser um exemplo de democracia, podemos ficar com a esperança de que as coisas continuem mudando para melhor.

tanque

Crédito da foto: O Globo

4 comentários:

Anônimo disse...

essa olimpíada não foi muito divertida, ne?

Amandinha disse...

Eu gostei muito de assistir as olinpiadas de Pequim.
E achei muito injusto essa história de ter trocado a garotinha da abertura pelo fato de ela ser "suficientemente bonita",eu li essa história na internet e achei um absurdo.
Mais as olimpiadas mudaram mesmo minha imagem da china.

Bjs

superamandinha.blogspot.com

Bel Humenhuk. disse...

Missão completa ;)

E falando no Dunga, teve o escândalo dele com a Globo né?
Mais um momento memorável...

Marco Yamamoto disse...

Naomi -> eu achei que o problema era comigo, por eu não estar me empolgando muito. Mas se vc tbém achou isto, fico mais tranquilo.

Amanda -> Legal vc ter gostado das olimpíadas. Provavelmente, vc estava mais no clima do que eu, mas confesso que me emocionei com o Cielo, com a Maurren Maggi e com o judoca que ficou 11 anos na faixa marrom, por falta de dinheiro

Isabel -> Obrigado por ter me passado a tarefa. E este Dunga...vou te falar...rs