quarta-feira, 1 de julho de 2015

Aprendendo letras góticas

Estava passeando com a minha família na Livraria Cultura e me alertaram sobre este livro na prateleira. Peguei um exemplar, fiz um passeio pelas páginas e não resisti. Levei para casa e corri para pegar algumas varetas de bambu que mantinha guardado justamente para este tipo de escrita.

O livro é bem didático e tem tem instruções de como devemos cortar o cálamo, uma planta parecida com o bambu, para construir o instrumento de escrita.

O livro a Arte da Caligrafia e minha tentativa de escrever com letras góticas
O livro A ARTE DA CALIGRAFIA e minhas experiências com letras góticas

Além de proporcionar o aprendizado da escrita, o livro apresenta ilustrações bem interessantes de livros e textos antigos, contextualizando os alfabetos apresentados no período histórico de suas origens.

Minha escrita gótica
O resultado da minha tentativa e os instrumentos de escrita feitas a mão com bambu

Outro aspecto positivo do livro é apresentar uma espécie de mapa com todos os alfabetos mostrados no livro, separados pelas famílias (gótico, itálico, copperplate, etc), proporcionando uma visão geral e permitindo análises para realizar composições com alfabetos diferentes em um mesmo trabalho.

Dados do livro: 

A ARTE DA CALIGRAFIA
 
    Autor:  HARRIS, DAVID 
    Tradutor: VIDIGAL, MARIA ISABEL 
    Revisor: BRANCO, ANDREA 
    Origem:  NACIONAL

    Editora:  AMBIENTES E COSTUMES 
    Idioma:  PORTUGUÊS 
    Edição:  2 
    Ano:  2013 
    País de Produção: BRASIL 
    Código de Barras:  9788561749026 
    ISBN:  8561749024 
    Nº de Páginas:  128
 

    Nenhum comentário: