Mais um "causo" contado por conhecidos, neste caso um professor de uma faculdade qualquer.
Tudo começou com um aluno que estava desesperado porque nenhum professor aceitou orientá-lo no TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Nosso professor herói resolveu fazer uma boa ação e deu uma chance para o "injustamente renegado acadêmico".
Começaram a convivência com uma agrável conversa sobre o tema do trabalho. Nosso personagem aluno propôs pesquisar sobre "Crédito", um tema abrangente demais, porém em grande evidência no cenário mundial.
Nosso abnegado personagem professor passou algumas referências bibliográficas e marcou uma data para entrega de uma versão preliminar do trabalho.
Depois de algumas semanas, recebeu o volume encadernado e levou para casa. Resolveu ler o texto depois do jantar, acompanhado de uma taça de vinho chileno.
Logo na introdução, leu a seguinte frase:
"O Crédito foi inventado durante a idade média, no Brasil, pelos Hebreus"
Perplexo, fechou o volume e verificou a capa do texto para ver se não tinha pegado algum livro humorístico por engano. Para sua infelicidade, percebeu que não existia engano nenhum de sua parte. O engano era de total responsabilidade de nosso personagem aluno.
Leu mais um pouco e chegou em um trecho melhor ainda:
"O presidente Castelo Branco sofreu um golpe militar em 1964. Neste golpe, os civis tomaram o poder e instalaram uma política de crise econômica"
Nosso abnegado professor não aguentou o golpe. Fechou o texto, tomou o último gole do vinho chileno que desceu com um forte gosto de vinagre barato e foi para cama.
A ansiedade, para que amanhecesse logo, se transformou em insônia. Assim que o dia clareou, nosso professor pulou da cama, tomou um banho e correu para faculdade. Ficou esperando o coordenador de curso chegar e entregou desesperadamente o formulário para cancelamento de orientação de TCC.
Diz a lenda que este aluno tem vagado pelos corredores da faculdade, como uma assombração, procurando um novo orientador.