quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Parque do Varvito - Itu (SP)

A cidade de Itu

Este foi mais um passeio que resolvi fazer sozinho, tentando me reencontrar com a natureza e com a minha própria essência. E confesso que a tranquilidade do parque e a cidade de Itu proporcionam o lugar ideal para isso. O centrinho de Itu oferece uma agradável praça central para caminhar e procurar locais para fazer uma boa refeição. Minha primeira tentativa foi no famoso Bar do Alemão, mas o tempo de espera e os preços me desencorajaram. Acabei almoçando em um local super simples, mas agradável. As ruas do centrinho são bem agradáveis, no estilo colonial e com surpresas interessantes como o mural que fotografei e postei abaixo.

Mural de uma das pequenas ruas de Itu

Também aproveitei para tomar um café e aproveitar um brownie muito bom em um simpático café localizado na praça.

Interior do simpático café localizado no praça central
Também existem algumas lojas de lembrancinhas locais, tentando ir na carona na antiga fama de que as coisas da cidade são grandes, mas confesso que acho isto desnecessário e nem entrei nestas lojas. A cidade tem coisas muito mais interessantes do que esta fama representada pelo orelhão e o semáforo gigante que ficam no centrinho.

Parque do Varvito
 
Antes de começarmos a falar sobre o parque, vamos entender o que é varvito. Segundo o Serviço Geológico do Brasil, CPRM, o varvito é uma rocha sedimentar formada pelo acúmulo de sedimentos depositados num lago próxima a uma geleira. De uma forma simplificada, podemos dizer que esta formação é formada por camadas bem definidas que são criadas a cada verão, onde o calor faz o gelo derreter e carregar os sedimentos para o fundo do lago.

 
Camadas que formam o varvito no Parque do Varvito em Itu
Camadas de sedimentos que formam o varvito
O Parque é formado por um pequeno complexo bem cuidado e agradável com pistas para caminhadas, bancos para aproveitar a natureza e banheiros bem cuidados.


O principal paredão de varvito do parque
O paredão principal do parque também tem uma espécie de arquibancada onde os visitantes podem descansar e conversar para aproveitar a vista. Não sei se este espaço serve para algum tipo de evento, mas me pareceu um bom local para um show de rock.

Vista geral do paredão de varvito e a arquibancada
A seguir postamos mais algumas imagens dos paredões de varvitos que compõe o parque. Fica a dica de uma passeio diferente e interessante.
 
Parque do Varvito - Itu - Detalhe do paredão de varvito
Paredão de varvito


Parque do Varvito - Itu - Paredão de varvito principal
Vista geral do principal paredão de varvito do parque

Parque do Varvito - Itu - Varvito em Preto e Branco
Minha visão fotográfica do varvito

Mais informações
 
Serviço Geológico do Brasil - Varvitos [útimo acesso em 31/08/2016]

Parque Geológico do Varvito (Itu) [último acesso em 31/08/2016

 


Parque Geológico do Varvito

Rua Parque do Varvito - há 1.400m do Centro Histórico

Pq. Nossa Sra. da Candelária - Itu / SP
Fone: (11) 4023-1502 / 4022-2181
Horário de Funcionamento: de terça à domingo, das 8 às 16:30.
Entrada gratuita.
 

Nenhum comentário: