domingo, 29 de novembro de 2009

Voltando ao passado, com "Fast Car"

Estava procurando músicas que marcaram minha adolescência e reencontrei esta jóia do blues. A Tracy Chapman tem uma voz sensacional e toca que é uma maravilha.




quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Super estagiário

Chego no escritório e me deparo com um estagiário orgulhoso de seu próprio desempenho. Ele chega sorrindo com um post-it amarelo nas mãos e diz:

- Tenho um recado para você.

Eu respondo:

- Legal, qual é?

Ele:

- Um cara ligou, mas eu não entendi o nome dele. Ele pediu para você ligar para ele.

Eu rebato:

- Tudo bem, me passa o telefone que ele deixou que eu vejo quem é.

Ele me olha assustado e diz:

- Mas eu não anotei do telefone dele porque ele disse que você tinha.

Usando minha última esperança na inteligência humana, ainda digo:

- Tudo bem. Ele falou de que empresa que era ou qual era o assunto?

O estagiário arregala os olhos e responde bem baixinho:

- Também não…

Me segurando para não xingar e gritar, completo:

- Então vc está me passando um recado para eu ligar para uma pessoa que não sabemos o nome, nem o telefone e nem o assunto? Como é que se faz isso? Abro a minha agenda e começo a ligar para todos da letra A, depois B e, assim, até o Z????

O que eu faço com um estagiário deste?

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Um bom pastel

Conheci o Café Carioca, localizado no município de Santos (SP), através da indicação de colegas de trabalho. Aproveitaram uma reunião da Prefeitura de Santos e me levaram para conhecer os famosos pastéis desta casa.

IMG_0001 

Nesta primeira oportunidade, experimentei o pastel de carne e confirmei que realmente era muito bom. Se você gosta de pastéis de feira, prepare o espírito e o paladar para experimentar pastéis saborosos, mas com um conceito diferente do que estamos acostumados a comer nas feiras livres.

Na segunda oportunidade, eu fui sozinho e pude me concentrar mais na “avaliação técnica” das iguarias.

O pastel de carne, por exemplo, tem um recheio bem mais generoso, do que estamos acostumados a comer na feira, é bem mais úmido. Não tem nada a ver com o recheio de carne moida soltinha. É uma mistura muito mais saborosa, úmida e temperada.

Experimentei o pastel de camarão. Este também tem recheio caprichado, com camarões até grandinhos e com um ótimo tempero também.

Finalizei com um bolinho de bacalhau, que também estava ótimo. O que me chamou a atenção no recheio de bacalhau foram os pedaçoes de batata no meio. Eram pedaços com uma consistência mais durinha, super saborosos e que acompanham bem o bacalhau desfiado.

No balanço geral, fica a vontade voltar lá muito mais vezes porque vale a pena.


Bar e Café Carioca
Praça Viconde de Mauá, 1.
Santos, São Paulo, Brasil
Telefone: (13) 32191745

http://www.cafecarioca.com.br/

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Henri Cartier-Bresson: Fotógrafo no SESC Pinheiros

Algumas vezes a nossa forma de enxergar e apreciar o mundo sofre a influência de outras pessoas, mas não percebemos este poder sobre nós. Identificar estas influências sobre nossas vidas depende de algum esforço para ser realizada.

No meu caso, só depois de muito tempo que eu descobri que meu o gosto estético pelas fotografias em preto e branco são fortemente influenciadas pelo trabalho de Henri Cartier-Bresson. Foi apenas na adolescência que eu pude identificar o autor de tantas fotos que me hipnotizavam e me despertavam a vontade de fotografar.

Foi esta influência inconsciente que me levou a “herdar” a máquina fotográfica de meu pai e me fez migrar para fotografia digital, anos mais tarde.

Nunca consegui chegar nem perto do resultado estético do artista que me levou a gostar de fotografar, mas, em outubro, finalmente consegui visualizar o seu trabalho em outra dimensão.

Esta oportunidade apareceu na exposição Henri Cartier-Bresson: Fotógrafo, no SESC Pinheiros (São Paulo). Lá estão expostas as fotos do acervo da Agência Magnun em condições ótimas de iluminação. A experiência de ver as fotos originais nos permite ver detalhes e nuances de cinza que não possíveis nas reproduções em livros, revistas e Internet.

Vale a experiência, que além de ótima é gratuita.